terça-feira, 13 de março de 2018

Titulares e suplentes


Até o final do ano passado, quando a primeira pauta de julgamento do caso das subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe, foi publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, e depois adiada, não constavam o nome do Capitão Samuel nem o de Augusto Bezerra, os quais, no entanto, foram incluídos na pauta da sessão de amanhã, 13.

Se os referidos parlamentares forem cassados, assumiriam os seus lugares os suplentes Daniel Fortes e Reinaldo Moura.

Além dos deputados estaduais, Capitão Samuel e Augusto Bezerra, estarão na mira do TSE, os processos de Jeferson Andrade, Zezinho Guimarães, Gustinho Ribeiro e do hoje deputado federal Adelson Barreto. Também estará em pauta o processo referente à ex-deputada Suzana Azevedo, que atualmente é conselheira do TCE. Caso o TSE não acate os argumentos das defesas desses outros parlamentares assumiriam nos seus lugares, pela ordem de colocação como suplentes, Conceição Vieira, Edney Caetano e Silvio Santos. Mendonça Prado assumiria o mandato de deputado federal no lugar de Adelson Barreto, caso o seu recurso não seja aceito pelo TSE. Numa segunda leva de julgamentos no TSE estarão os deputados estaduais Venâncio Fonseca e Paulinho da Varzinha, e o deputado Federal João Daniel.

Nos últimos dias, as sessões da Assembleia Legislativa têm sido esvaziadas em virtude da ausência de muitos deputados que resolveram ir à Brasília para se encontrarem com seus advogados e acompanharem de perto o julgamento.

Tem-se como certo que, pelos efeitos políticos dessa decisão do Tribunal Superior Eleitoral, se o resultado for pela confirmação da punição de perda de mandato e inelegibilidade por oito anos, além de pagamento de multas, determinada pelo TRE, por iniciativa de uma investigação comandada pelo Ministério Púbico (Procuradora Eunice Dantas), haverá uma alteração radical na lista de candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano.

Ou seja, a inelegibilidade poderá causar uma enorme renovação na Assembleia de Sergipe.

Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário